Fossa ou foça

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é fossa. A palavra foça está errada. Fossa pode ser um substantivo feminino, sendo sinônimo de buraco, depressão e cavidade ou ser a forma conjugada do verbo fossar na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo e na 2.ª pessoa do singular do imperativo.

Enquanto substantivo feminino, a palavra fossa tem sua origem na palavra em latim fossa, devendo assim ser escrita com ss e se refere a um buraco, uma depressão ou cavidade larga, profunda e aberta localizada no solo. Refere-se também a qualquer região ou espaço oco existente no corpo humano. Significa ainda uma escavação para onde se lançam dejeções e águas residuais domésticas. Popularmente, a palavra fosse é utilizada para indicar uma depressão ou abatimento, um estado de espírito em que uma pessoa se sente triste e sem ânimo.

Exemplos:
Tenha cuidado para não cair nessa fossa aí no chão.
As fossas nasais filtram o ar que respiramos.
Este balde de excremento de vaca vai para a fossa.
Desde que o namorado foi embora ela está na maior fossa.

Enquanto verbo, a palavra fossa pode ser a forma conjugada do verbo fossar na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo. O verbo fossar tem origem na palavra em latim fossare, devendo assim ser escrita com ss e se refere ao ato de revolver a terra com o focinho ou a tromba e de se meter nos negócios dos outros, sendo sinônimo de fuçar e bisbilhotar. Significa também o ato de realizar trabalhos rudes e pesados e de abrir fossas no solo.

Presente do Indicativo:
(Eu) fosso
(Tu) fossas
(Ele) fossa
(Nós) fossamos
(Vós) fossais
(Eles) fossam

Imperativo:
(Eu) ---
(Tu) fossa
(Ele) fosse
(Nós) fossemos
(Vós) fossai
(Eles) fossem

Exemplos:
O porco fossa a terra procurando restos de comida.
Aquela mulher fossa a vida de todos os vizinhos.
Fossa a terra, Rex! Procura o osso!

Fique sabendo mais!
Fossa pode ser ainda um animal mamífero, proveniente da ilha de Madagascar, com pelos marrons avermelhados, de aspecto parecido com o dos felinos

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também