Possa ou poça

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A palavra poça é um substantivo feminino e se refere a um pequeno buraco onde a água se acumula. Possa é a forma conjugada do verbo poder na 1.ª ou na 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou na 3.ª pessoa do singular do imperativo. A pronúncia das palavras é diferente: em poça a vogal o é fechada (ô) e em possa a vogal o é aberta (ó).

A palavra poça tem sua origem na palavra poço, tendo ocorrido mudança da vogal temática. Esta palavra se refere a uma pequena cavidade ou depressão natural de pouca profundidade onde se acumula água ou a uma cova construída artificialmente para represar água para rega. Refere-se também a uma quantidade de líquido que é derramada no chão. Significa ainda uma interjeição que indica impaciência, irritação, aborrecimento, admiração, surpresa, sendo sinônima da interjeição puxa.

Exemplos:

  • Cuidado para não se molhar nas poças de água.
  • Esta poça de lama está impedindo a passagem.
  • O menino derramou leite e fez uma grande poça no chão da cozinha.
  • Você é tão impertinente! Poça!


A palavra possa poderá ser a forma conjugada do verbo poder na 1.ª ou na 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou na 3.ª pessoa do singular do imperativo. O verbo poder tem uma origem incerta, podendo ter vindo da palavra em latim potere e se refere ao ato de ter capacidade, direito, autoridade, força, sendo sinônimo de conseguir, controlar, aguentar, suportar, tolerar, entre outros.

Presente do subjuntivo:
(Que eu) possa
(Que tu) possas
(Que ele) possa
(Que nós) possamos
(Que vós) possais
(Que eles) possam

Imperativo:
(Eu) ---
(Tu) pode
(Ele) possa
(Nós) possamos
(Vós) podei
(Eles) possam

Exemplos:

  • É importante que eu possa ser sincera com você sem que você fique chateada.
  • Tomara que ele possa ir de férias amanhã.
  • Fico esperando que você possa agendar uma reunião comigo.


Atenção!
O modo imperativo do verbo poder não é utilizado correntemente. Está em desuso. É comumente utilizada a palavra pode em vez de possa.

Exemplo: Não pode fazer isso!

Palavras Relacionadas: poça, poder

Dúvidas Relacionadas

« Porventura ou por ventura « Possa ou poça » Possamos ou poçamos »