Posso ou poço

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A palavra poço é um substantivo masculino e se refere principalmente a um grande buraco cavado na terra, geralmente circular e murado, usado para extrair algo do subsolo, maioritariamente água. Posso é a forma conjugada do verbo poder na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo. A pronúncia das palavras é diferente: em poço a primeira vogal o é fechada e em posso a primeira vogal o é aberta.

A palavra poço tem sua origem na palavra em latim puteu. Esta palavra se refere a uma cavidade cilíndrica e profunda usada para extrair e acumular substâncias do subsolo, como água, petróleo e outras riquezas minerais. Por extensão, significa também qualquer buraco profundo. Refere-se também à parte mais funda de um rio ou de um lago ou qualquer outro local de grande profundidade, como um abismo. Esta palavra é usada ainda para indicar uma pessoa que possui abundantemente cultura, sentimentos e outras características.

Exemplos:
Minha avó foi buscar água ao poço.
As extrações nos poços de petróleo estão decorrendo conforme o previsto.
Cuidado para não cair neste poço!
Infelizmente, minha filha é um poço de insegurança.

A palavra posso é a forma conjugada do verbo poder na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo. O verbo poder tem uma origem incerta, podendo ter vindo da palavra em latim potere e se refere ao ato de ter capacidade, direito, autoridade.

Presente do indicativo:
(Eu) posso
(Tu) podes
(Ele) pode
(Nós) podemos
(Vós) podeis
(Eles) podem

Exemplos:
Mal posso esperar pelo fim deste trabalho tão cansativo!
Não posso ir com vocês no aniversário dela porque vou estar trabalhando.
Claro que eu posso fazer esse favor para você!

Palavras Relacionadas: poder, poço

Dúvidas Relacionadas

« Possamos ou poçamos « Posso ou poço » Possui ou possue »