Receoso ou receioso

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é receoso. A palavra receioso está errada. Sempre que quisermos referir uma pessoa que tem receio, que é insegura e hesitante, devemos utilizar os adjetivos receoso ou receosa, dependendo do gênero.

A palavra receoso é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma: receio+oso. O sufixo nominal –oso, acrescentado à palavra receio, forma um adjetivo a partir de um substantivo. Este sufixo significa provido ou cheio de. Neste caso, cheio de receio.

O substantivo receio se escreve com i, mas o adjetivo receoso e o verbo recear se escrevem sem i. Esta situação ocorre com diversas outras palavras no português, mais especialmente nos verbos terminados em –ear: receio/receoso/recear; passeio/passeante/passear; estreia/estreante/estrear; …

Exemplos:
Embora tenha concordado em financiar aquele projeto, ele continua receoso.
Não seja tão receoso, o que tiver que ser, será.

Palavra relacionada: receoso.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também