Majestade ou magestade

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é majestade, com j na segunda sílaba: ma-jes-ta-de. A palavra magestade, com g, está errada. O substantivo feminino majestade é usado, principalmente, como um título dado a soberanos, como monarca, rei, rainha, imperador, imperatriz,... 

Exemplos com majestade (soberano)

  • Sua Majestade espera-o no salão do palácio real.
  • Vossa Majestade deseja mais alguma coisa?
  • Sua Majestade não estará presente no concerto beneficente.

O substantivo majestade pode ser usado também para indicar magnificência, imponência e solenidade, sendo sinônimo de grandeza, excelência, sublimidade, superioridade, soberania, suntuosidade, austeridade e severidade, entre outros.

Exemplos com majestade (outros sentidos)

  • Seus gestos transpareciam a majestade das suas ações.
  • Fiquei atônita perante a majestade do monumento.

J ou G?

A dúvida na escrita de j ou g nas palavras surge porque essas duas consoantes representam o mesmo fonema quando formam sílaba com a vogal i e com a vogal e: ge = je e gi =ji. 

A palavra majestade tem origem na palavra em latim majestas, devendo assim ser escrita com j. Também com j deverão ser escritas as palavras cognatas de majestade, como majestoso e majestático.

 

Palavra relacionada: majestade.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também