Coletivo de cavalo

Para indicar um conjunto de cavalos, devemos usar principalmente o substantivo coletivo cavalaria, mas podemos utilizar também os substantivos coletivos tropa, manada e plantel.

Um substantivo coletivo é uma palavra singular que transmite uma noção de multiplicidade, indicando um conjunto de coisas e de seres da mesma espécie.

Substantivos coletivos de cavalo

Cavalaria: O substantivo coletivo cavalaria se refere, especificamente, a uma grande quantidade de cavalos, embora possa indicar também um conjunto de pessoas a cavalo.

Tropa: O substantivo coletivo tropa indica um conjunto de animais de carga, não especificando os animais, que podem ser cavalos ou outros.

Manada: O substantivo coletivo manada se refere a um rebanho de gado de grande porte. Embora esse conceito também englobe os cavalos, não é específico desses animais.

Plantel: O substantivo coletivo plantel indica um conjunto de animais equinos e bovinos selecionados para reprodução. Não é, também, um coletivo específico de cavalos.

Exemplos indicando um conjunto de cavalos

  • A cavalaria corria livremente pela colina.
  • A tropa de cavalos transportava os bens dos donos.
  • A manada de cavalos passou por aqui há cerca de duas horas.
  • Este foi o plantel de cavalos escolhido pelos tratadores.

Substantivos coletivos específicos e genéricos

Podemos concluir que existem substantivos coletivos específicos, como cavalaria, e substantivos coletivos genéricos, como tropa, manada e plantel. Nos substantivos coletivos genéricos, por se referirem a mais do que um conjunto de coisas ou seres, deve ser feita a enunciação dessa mesma coisa ou ser: manada de cavalos, tropa de cavalos, plantel de cavalos,...

Palavras relacionadas: cavalaria, manada, tropa, plantel.

Outras dúvidas

Veja também