Atuar ou autuar

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. O verbo atuar se refere principalmente ao ato de praticar uma ação ou atividade, sendo sinônimo de agir, exercer, operar, intervir,… Refere-se também ao ato de desempenhar um papel como ator, ou seja, de representar e interpretar. Pode significar ainda o ato de ter como função, de ter influência, de participar no resultado e de exercer pressão. O verbo autuar se refere ao ato de lavrar um auto contra alguém, de processar e de aplicar multa, sendo sinônimo de lavrar, processar e multar.

O verbo atuar tem sua origem na palavra em latim medieval actuare, pela palavra actus, que significa ato ou coisa feita. É sinônimo de agir, operar, obrar, fazer, acionar, executar, interpretar, influenciar, contribuir, colaborar, constranger, pressionar, entre outros.

Verbo atuar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) atuei
(Tu) atuaste
(Ele) atuou
(Nós) atuamos
(Vós) atuastes
(Eles) atuaram

Exemplos:
Vamos atuar rapidamente para que a situação não piore!
Aquele ator já atuou em muitos filmes.
A medicação está atuando conforme o esperado.

O verbo autuar é formado por derivação sufixal, sendo acrescentado um sufixo a uma palavra, alterando o sentido da mesma. Assim, o sufixo verbal –ar é acrescentado ao substantivo auto: auto + - ar. Autuar é sinônimo de lavrar, processar, multar, acoimar, coimar, penalizar.

Verbo autuar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) autuei
(Tu) autuaste
(Ele) autuou
(Nós) autuamos
(Vós) autuastes
(Eles) autuaram

Exemplos:
O policial autuou o motorista que conduzia sem cinto de segurança.
Várias empresas foram autuadas pelo governo por irregularidades na contabilidade.

As palavras atuar e autuar são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: atuar/autuar, ilidir/elidir, cumprimento/comprimento, eminente/iminente, descrição/discrição, entre outras.

Palavras relacionadas: atuar, autuar.

Outras dúvidas

Veja também