Acessório ou assessório

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra acessório se refere a alguma coisa secundária e dispensável. A palavra assessório se refere às atividades de um assessor.

Acessório tem sua origem na palavra em latim accessorius, devendo assim ser escrita com c. Pode ser um adjetivo ou um substantivo comum masculino e se refere a alguma coisa secundária, dispensável, que se junta a outra coisa principal para a melhorar. Significa ainda qualquer peça, objeto ou instrumento usado nalguma atividade com uma certa finalidade.

Exemplos:

  • Vamos analisar este discurso e distinguir o que é essencial e o que é acessório.
  • Sua roupa está bonita mas está faltando um acessório.
  • Esta loja vende acessórios para carros e bicicletas.


Assessório tem sua origem na palavra em latim assessorius, devendo assim ser escrita com ss. Assessório é um adjetivo e se refere ao que compete a um assessor, suas funções e atividades. É sinônimo de assessorial.

Exemplos:

  • Eu faço trabalho assessório num escritório de advogados.
  • O serviço que esta secretária faz durante a semana é assessório.


As palavras acessório e assessório apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: acessório/assessório, acento/assento, conserto/concerto, cela/sela, sinto/cinto, cozer/coser,…

Palavras relacionadas: acessório, assessório.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas