Estorno ou extorno

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é estorno, com s. A palavra extorno, com x, está errada. O substantivo masculino estorno é muito utilizado em linguagem comercial e na área da contabilidade. Além de um substantivo, estorno pode ser também uma forma conjugada do verbo estornar.

Estorno: substantivo masculino

Devemos utilizar o substantivo masculino estorno sempre que quisermos referir que um movimento monetário indevidamente realizado foi corrigido, tendo ocorrido restituição de débito ou crédito numa conta. Pode significar ainda, no âmbito jurídico, o ato de anular um seguro ou um contrato que tenha sido realizado, ou seja, rescindir o que foi feito. 

Exemplos com estorno (substantivo):

  • Eu não tenho o dinheiro porque houve um estorno do depósito.
  • Caso não fique satisfeito com o produto comprado, solicite um estorno do pagamento com cartão de crédito.

O substantivo estorno tem a sua origem na palavra italiana storno, devendo assim ser escrito com s na primeira sílaba: es-tor-no. 

Estorno: verbo estornar

Estorno pode ser ainda a forma conjugada do verbo estornar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu estorno. O verbo estornar se refere ao ato de devolver um valor creditado ou debitado, bem como o ato de invalidar um contrato de seguro.

Verbo estornar – Presente do indicativo:
(Eu) estorno
(Tu) estornas
(Ele) estorna
(Nós) estornamos
(Vós) estornais
(Eles) estornam

Exemplos com verbo estornar:

  • Eu estorno este contrato ainda hoje, ficando inválido.
  • Já está tudo resolvido, o depósito foi estornado!
  • Ela já não trabalha na empresa porque seu contrato foi estornado.

O verbo estornar tem sua origem na palavra italiana stornare, devendo assim ser escrito com s e não com x. Também com s deverão ser escritas todas as suas formas conjugadas.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

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