A partir de ou apartir de

A forma correta de escrita desta locução é a partir de, escrita de forma separada. Apartir de, escrito de forma junta, está errado. Devemos utilizar a locução a partir de sempre que quisermos referir o ponto de partida de alguma coisa, bem como referir que algo aconteceu de um momento em diante. Assim, a locução a partir de marca um limite inicial, sendo sinônima de: desde, com início em, a datar de, de agora em diante. Pode significar também algo que tem como base uma informação, um argumento, um raciocínio,… sendo, neste sentido, sinônima de: segundo, com base em, como consequência de.

Exemplos:
A partir de agora não falo mais sobre este assunto.
O Acordo Ortográfico entrou em vigor a partir de janeiro de 2009.
Aprenderei piano a partir do ano que vem.

A partir de é uma locução prepositiva formada pela preposição a, pelo verbo partir e pela preposição de. Uma locução prepositiva é um conjunto de duas ou mais palavras em que a última é uma preposição. Existem várias locuções prepositivas na língua portuguesa: a fim de, em vez de, abaixo de, ao invés de, através de, à custa de, depois de, a par de, sob pena de, além de, graças a, diante de, …

Atenção!
Podemos utilizar as palavras a partir, como a forma do verbo partir no infinitivo impessoal com a preposição a. Porém, esta construção frásica é mais comum no português falado em Portugal, uma vez que no Brasil o gerúndio é a forma mais utilizada.

Exemplos:
Ele está a partir a fruta.
Ele está partindo a fruta.

Podemos verificar estas duas formas de conjugação em todos os verbos existentes.

Exemplos:
A menina está a gostar do bolo.
A menina está gostando do bolo.

Eu fiquei a ver a novela.
Eu fiquei vendo a novela.

Palavra Relacionada: a partir de

Dúvidas Relacionadas

« A par ou ao par « A partir de ou apartir de » A personagem ou o personagem »