Cassação, cassassão ou caçação

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é cassação. As palavras cassassão e caçação estão erradas. O substantivo feminino cassação é muito utilizado na política e se refere a uma anulação ou revogação de direitos políticos, mandatos, licenças,… É sinônimo de ab-rogação, rescisão, invalidação, suspensão, supressão, abolição e cancelamento, entre outros. 

Exemplos:

  • O Tribunal Superior Eleitoral aprovou a cassação do mandato do prefeito.
  • Foram apresentados diversos motivos para a cassação do deputado.
  • Povo pede cassação do mandato do presidente.

A palavra cassação é formada a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo -ção ao verbo cassar: cassar + -ção. O sufixo –ção é um sufixo nominal que se junta a um verbo para dar origem a um substantivo, sugerindo a ação ou o resultado da própria ação, ou seja, o resultado de cassar, anular, suspender, revogar.

O verbo cassar, tendo sua origem na palavra em latim cassare, deve ser escrito com ss. Assim, todas as palavras cognatas de cassar, como cassação, deverão ser escritas com ss. Também assim deverão ser escritas as formas conjugadas do verbo cassar.

Verbo cassar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) cassei
(Tu) cassaste
(Ele) cassou
(Nós) cassamos
(Vós) cassastes
(Eles) cassaram 

Exemplos:

  • O mandato daquele presidente foi cassado. 
  • O juiz mandou cassar os direitos do réu. 
  • O policial cassou os documentos do infrator da lei.
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também