Asso ou aço

As duas palavras existem na língua portuguesa. A palavra aço é um substantivo comum masculino com significado de uma liga de ferro com carbono dura, rígida e resistente. Asso é o verbo assar conjugado na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo. Assar se refere ao ato de cozinhar um alimento com o calor do forno ou fogo. Significa também queimar e provocar irritações na pele.

A palavra aço tem origem na palavra aceiro, que pode significar uma barra de aço, uma pessoa que trabalha com aço ou algo que possua as propriedades do aço.

Exemplos:
Minhas novas panelas são de aço inoxidável.
Esta barra de aço é muito resistente.
O aço é usado na fabricação de veículos, armas e muitos outros objetos do cotidiano.

Devemos utilizar a palavra asso se nos referirmos ao verbo assar que tem origem na palavra em latim assare, devendo assim ser escrito com ss.

Presente do indicativo:
(Eu) asso
(Tu) assas
(Ele) assa
(Nós) assamos
(Vós) assais
(Eles) assam

Exemplos:
Todos os domingos asso carne para toda a família almoçar.
Quase asso com tanto calor!

As palavras aço e asso apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas.

Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: aço/asso, extrato/estrato, acessório/assessório, acento/assento, conserto/concerto, cela/sela, sinto/cinto, cozer/coser,…

Palavras Relacionadas: aço, assar.

Dúvidas Relacionadas