Reforçar, reenforçar ou reinforçar

A forma correta de escrita da palavra é reforçar. As palavras reenforçar e reinforçar estão erradas. Devemos utilizar o verbo reforçar sempre que quisermos referir o ato de tornar mais forte, mais sólido, mais robusto, mais vigoroso e mais intenso. Pode significar também o ato de aumentar e de ficar mais numeroso. É sinônimo de fortalecer, robustecer, fortificar, intensificar, acentuar, reanimar, revigorar, aumentar, ressaltar, enfatizar, entre outros.

O verbo reforçar é formado por derivação prefixal e sufixal, ou seja, são acrescentados um prefixo e um sufixo a uma palavra, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos o prefixo re-, mais o substantivo força, mais o sufixo verbal –ar. O prefixo re- é de origem latina e significa, entre outros, um aumento da intensidade.

O erro nas palavras reenforçar e reinforçar poderá surgir por influência da palavra reinforce, ou seja, reforçar em inglês. Contudo, a forma correta de escrita deste verbo no português é com apenas três sílabas: re-for-çar. Também desta forma deverão ser escritas todas as palavras cognatas de reforçar, bem como as todas as formas conjugadas deste verbo.

Exemplos:
Palavras da família: reforçar, reforçado, reforço, reforçativo,…
Verbo reforçar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) reforcei
(Tu) reforçaste
(Ele) reforçou
(Nós) reforçamos
(Vós) reforçastes
(Eles) reforçaram

Exemplos:
É preciso reforçar urgentemente esta construção que pode cair a qualquer momento.
A professora chamou os pais e reforçou a importância do café da manhã antes de ir para a escola.
Os elogios do chefe reforçaram meu ânimo em trabalhar afincadamente.

Palavra relacionada: reforçar.

Outras dúvidas

Veja também

Refestelar-se ou refastelar-se Reforçar, reenforçar ou reinforçarRefranger ou refringir