Rubrica ou rúbrica

A forma correta de escrita da palavra é rubrica. A palavra rúbrica, embora seja muito utilizada, está errada. Quer seja um substantivo feminino, quer seja um verbo, a palavra correta é rubrica, uma palavra paroxítona, com a sílaba bri como silaba tônica. Enquanto substantivo, rubrica significa, principalmente, uma assinatura abreviada ou uma observação. Enquanto verbo, é a forma do verbo rubricar conjugado na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo. Rubricar se refere principalmente ao ato de assinar com uma rubrica.

Rubrica tem sua origem na palavra em latim rubrica e se refere a uma assinatura abreviada, a uma nota ou observação, uma indicação. Também se refere a uma terra vermelha, estando a palavra muito associada a essa cor.

Exemplos:

  • Esta proposta financeira necessita da rubrica do responsável.
  • O ator segue as instruções dadas pela rubrica teatral.
  • Será feita uma pequena rubrica sobre esse assunto.


Rubrica também pode ser o verbo rubricar conjugado na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo. O verbo rubricar é formado a partir do substantivo rubrica mais o sufixo verbal –ar e se refere ao ato de significar assinar, firmar.

Presente do indicativo:
(Eu) rubrico
(Tu) rubricas
(Ele) rubrica
(Nós) rubricamos
(Vós) rubricais
(Eles) rubricam

Imperativo:
(Eu) ---
(Tu) rubrica
(Ele) rubrique
(Nós) rubriquemos
(Vós) rubricai
(Eles) rubriquem

Exemplos:

  • Rubrica esta folha! (2.ª pessoa do singular do imperativo)
  • O empresário rubrica dezenas de folhas por dia. (3.ª pessoa do singular do presente do indicativo)


Fique sabendo mais!
Existe uma parte da fonética que trata da acentuação tônica das palavras. Chama-se prosódia. Erros de prosódia são comuns. No caso de rubrica, erradamente se transforma uma palavra paroxítona em proparoxítona.

Palavras Relacionadas: rubrica, rubricar.

Dúvidas Relacionadas

« Roxo ou rocho « Rubrica ou rúbrica » Saudade ou saudades »