Pressão ou preção

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra pressão é um substantivo feminino e se refere a uma tensão, uma força. Pode significar também uma compressão, um aperto, bem como coação, ameaça, opressão e intimidação. A palavra preção é um substantivo masculino, sendo o grau aumentativo da palavra preço, que significa, principalmente, a quantia a pagar por um produto ou serviço.

Pressão tem sua origem na palavra em latim pressione, devendo assim ser escrita com ss e não com ç. Também com ss deverão ser escritas as palavras cognatas de pressão, como pressionar e pressurizar. A palavra pressão é muito utilizada para indicar a pressão atmosférica ou a pressão arterial das pessoas, que pode ser uma pressão alta ou uma pressão baixa. É também comumente usada na expressão estar sob pressão.

Exemplos:
O médico disse que meu pai tem pressão alta e deve reduzir o consumo de sal.
Trabalhadores afirmam tomar as decisões sob pressão dos diretores das empresas.
As altas pressões atmosféricas podem resultar da descida do ar frio.

Preção é o grau aumentativo da palavra preço, sendo formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado o sufixo aumentativo –ão ao substantivo preço, alterando o sentido do mesmo. Preço tem sua origem na palavra em latim pretium e é sinônimo de valor, valia, importância, pagamento, remuneração, gratificação, prêmio, entre outros. A palavra preção deverá ser utilizada apenas numa linguagem oral informal, sendo preferível preço alto, preço exorbitante ou preço exagerado. Mediante a entoação e contexto da frase pode significar também um preço excelente, muito bom.

Exemplos:
Ninguém vai comprar tomate, custando esse preção todo!
Consegui comprar esse aparelho por um preção fantástico!

Palavras Relacionadas: pressão, preço

Dúvidas Relacionadas

« Prescrever ou proscrever « Pressão ou preção » Presteza ou prestesa »