IA, Inteligência Artificial, é eleita a Palavra do Ano no Dicio

Débora Ribeiro
Débora Ribeiro
Lexicógrafa
Palavra do Ano do Dicio 2023 - IA

Pelo seu caráter atemporal, por se tratar de uma palavra que reflete e refletirá um avanço não só tecnológico, mas também social - IA, Inteligência Artificial, foi eleita a Palavra do Ano de 2023 no Dicio.

Vivemos na era das novas tecnologias e dos programas de inteligência artificial. Por isso, a palavra IA, como abreviatura de Inteligência Artificial, emergiu como uma palavra do nosso tempo, sendo largamente usada em 2023 devido ao lançamento mundial de programas que se pautam em modelos processamento de linguagem natural, como ChatGPT, criado pela empresa norte-americana OpenAI.

Significado de IA - Inteligência Artificial

Capacidade de um computador ou de um robô controlado por um computador de desenvolver e de realizar artificialmente (não naturalmente) procedimentos que, por norma, são considerados próprios de um ser humano, feitos com o auxílio do seu cérebro, da sua inteligência e raciocínio.

Origem da Palavra

IA tem sua origem como forma abreviada de Inteligência Artificial, pelo inglês AI, Artificial Intelligence, com o mesmo sentido, tendo sido cunhada e usada pela primeira vez em 1955.

A extensa divulgação de programas como o ChatGPT trouxe à Língua Portuguesa uma infinidade de palavras relacionadas, como: chatbot, prompt, prompter, interface, NLP, Framework. A inserção destes estrangeirismos na vida cotidiana das pessoas fez com que elas buscassem entender seus significados e isso resultou na entrada destas palavras para os dicionários, alterando significativamente as pesquisas e o interesse neste âmbito do conhecimento.

Além da palavra do ano, destacamos outros verbetes que tiveram um aumento exponencial nas pesquisas. Essas palavras se relacionam com acontecimentos culturais, sociais, políticos, religiosos, filosóficos ou jurídicos que tiveram lugar no Brasil e, em alguns casos, no mundo em 2023.

As 10 palavras com maior pico de pesquisa em 2023 no Dicio

1. Equidade

Característica de algo ou alguém que revela senso de justiça, que julga de maneira imparcial, isenta e neutra, sem tomar partidos.

2. Pusilânime

Característica de algo ou de alguém que demonstra pusilanimidade, fraqueza, frouxidão; fraco, frouxo.

Frouxidão de caráter ou vulnerabilidade; vulnerável, flexível, influenciável.

3. Transcultural

Refere-se às ações ligadas ao processo de transculturação, de transformação que deriva da junção de duas culturas diferentes.

4. Oblívio

Ação ou efeito de esquecer; perda de memória; esquecimento.

[Figurado] Condição do que ou de quem se encontra em repouso; descanso, adormecimento.

5. Perfídia

Ação ou qualidade do que é pérfido, enganador ou traiçoeiro; deslealdade, traição, infidelidade.

6. Inefável

Que não pode ser nomeado, designado nem descrito, por ser naturalmente complexo, intenso ou belo; indescritível.

7. Contumaz

Que tem contumácia; obstinado, teimoso e insistente.

[Jurídico] Que, por vontade própria, não comparece diante do juiz que o tenha intimado.

8. Implosão

Colapso violento que provoca a destruição em direção ao centro onde, em um espaço fechado, a pressão interna é consideravelmente menor do que a externa; explosão interna.

9. Monogamia

Modelo de família ou de relacionamento segundo o qual alguém só se envolve romanticamente com uma única pessoa, tendo somente um cônjuge.

10. Inelegível

Que não possui os requisitos necessários para ser eleito ou que teve seus direitos políticos cassados.

Outras palavras que tiveram destaque nas pesquisas ao longo do ano

Xaxado

Tipo de forró originalmente performado apenas por homens, com origem no sertão nordestino, nomeadamente em Pernambuco.

Progressista

Quem propaga ideologias de progresso, especialmente de desenvolvimento e crescimento de um país, de uma região, da civilização etc.

Pelé

Característica de algo ou de alguém incomparável, extraordinário, espetacular; excelente, exímio, inigualável.

Descriminalização

Ação de descriminalizar, de tirar a criminalidade de algo, de fazer com que alguma coisa deixe de ser um crime; descriminação.

Arcabouço

Estrutura óssea que sustenta o corpo humano ou estrutura de sustentação de um corpo; esqueleto.

[Por extensão de sentido] Qualquer estrutura que dá sustentação ou que pode ser usada como base para alguma outra coisa; alicerce.

Prompt

Texto que passa uma instrução ou contexto a um programa (modelo de linguagem ou de Inteligência Artificial) esperando que uma resposta seja gerada com base na solicitação feita através deste texto, dessas instruções, de modo que o usuário obtenha a resposta para sua solicitação; comando.

Hamas

Movimento armado, islâmico e nacionalista palestino que busca a independência da Palestina; fundado em 1987 é considerado um movimento independente de qualquer outro porque usa da violência, incluindo terrorismo.

Dessacralização

Retirada do caráter sagrado de algo ou de alguém; fazer com que deixe de ser considerado sagrado, divino, inviolável.

Gamificação

Utilização de técnicas de jogos em outras atividades ou campos de atividade, com o intuito de torná-las mais interessantes.

Livramento

Ação de livrar, de soltar ou libertar o que estava preso, retido; libertação.

[Gíria] Ação de escapar de algo ruim, de situações indesejadas ou de alguém que poderia causar algum mal.

Lufada

Rajada de vento; lufa, rajada, ventania.

Critérios de Seleção da Palavra do Ano

A Palavra do Ano deve expressar o que de mais relevante aconteceu nos últimos 12 meses e, além disso, precisa ter um significado cultural duradouro. Portanto, a Palavra do Ano não deve estar restrita ao ano em que foi escolhida, mas precisa transcender este período de tempo e ter um significado que refletirá alterações sociais significativas no futuro.

As candidatas à Palavra do Ano são selecionadas a partir dos dados de pesquisas recolhidos pelo nosso site, das sugestões dos nossos usuários e também do impacto que observamos dos seus usos nas nossas redes sociais. Ao longo de todo o ano, a equipe de especialistas do Dicio recolhe e analisa dados das mais de 200 milhões de pesquisas realizadas no site e nos aplicativos. Partindo disso, nossos lexicógrafos escolhem e identificam as palavras que refletiram alterações significativas na sociedade.

Finalmente, a Palavra do Ano é eleita partindo de uma seleção feita pela equipe editorial do Dicio com base nas informações que temos disponíveis.

Débora Ribeiro
Débora Ribeiro
Lexicógrafa, professora de português e examinadora internacional de português como segunda língua. Licenciada em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Ouro Preto, e mestre em Português Segunda Língua, pela Universidade do Porto, Portugal.

Veja também