Boas vindas ou boas-vindas: veja como se escreve corretamente

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é boas-vindas. Esta palavra é um substantivo feminino plural e se refere a uma expressão de contentamento e satisfação pela chegada de alguém, sendo uma saudação cordial e acolhedora.

Exemplos:

  • As minhas mais sinceras boas-vindas!
  • Vamos dar as boas-vindas aos novos moradores do prédio.
  • Hoje vou visitar a minha amiga e dar as boas-vindas ao seu neném.


Boas-vindas é uma palavra formada através de composição por justaposição. Ou seja, ocorre a formação de uma nova palavra partindo da junção de duas ou mais palavras: boas + vindas.

Esta dúvida surge por causa das alterações na hifenização das palavras compostas trazidas pelo Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009. Segundo este acordo, o hífen se mantém nas palavras compostas por justaposição sem elementos de ligação, cujos elementos formam uma unidade com significado próprio.

Assim, a palavra boas-vindas deverá continuar sendo escrita com hífen, bem como outras palavras como: arco-íris, decreto-lei, ano-luz, guarda-chuva, segunda-feira,…

Veja também como escrever:

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também