Item ou ítem

A forma correta de escrita da palavra é item, sem acento agudo. A palavra ítem, acentuada graficamente, está errada. O substantivo masculino item se refere a cada uma das unidades de um conjunto que estão sendo enumeradas, sendo sinônimo unidade, elemento, ponto, cláusula,… Usam-se itens em relatos, regulamentos, contratos, cláusulas de escrituras, verbas de contas, listas e inventários. Item significa também um artigo, mercadoria, objeto ou produto. A palavra item pode ser ainda um advérbio com significado de também, igualmente, da mesma forma.

Exemplos:

  • Já consegui cumprir o primeiro item da minha lista de realizações.
  • O inventário já está com mais de quarenta itens.
  • Você sabe qual era o último item do regulamento?

Item é uma palavra paroxítona, tendo a penúltima sílaba como sílaba tônica. Não necessita de acento uma vez que, segundo as regras de acentuação do português, as palavras paroxítonas não são geralmente acentuadas graficamente, com exceção das paroxítonas terminadas em: r, x, n, l, ps, om, ons, um, uns, ã, ãs, ão, ãos e ditongos orais. 

Fica mais fácil decorar assim: palavras paroxítonas terminadas em -em, como item, não são acentuadas graficamente, como: homem/homens, nuvem/nuvens, selvagem/selvagens, jovem/jovens,…

O plural da palavra item é itens, seguindo a regra de formação do plural dos substantivos terminados em –am, -em, -im, -om, -um. A formação do plural é feita substituindo o –m por –ns: item/itens, bombom/bombons, um/uns,…

Palavra Relacionada: item.

Dúvidas Relacionadas