Azar ou asar

As palavras azar e asar existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. O verbo asar se refere ao ato de pôr asas. A palavra azar pode ser um verbo ou um substantivo masculino. Enquanto substantivo masculino significa acaso, desgraça ou má sorte. Enquanto verbo se refere ao ato de dar azo, ou seja, causar, ocasionar. 

Asar é um verbo formado a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado o sufixo verbal –ar à palavra asa, alterando o sentido da mesma: asa + -ar. É sinônimo de alar. Todas as palavras cognatas de asar, bem como todas as formas conjugadas deste verbo deverão ser escritas com s.

Palavras da família: asar, asa, asado, asador, …
Verbo asar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) asei
(Tu) asaste
(Ele) asou
(Nós) asamos
(Vós) asastes
(Eles) asaram

Exemplo: 

  • As crianças vão asar suas bonecas com pequenas asas de cartolina. 

A palavra azar, enquanto substantivo masculino, tem sua origem no árabe az-zahr. É sinônima de sorte, eventualidade, casualidade, adversidade, desgraça, infortúnio, contrariedade, contratempo, revés, caiporismo, entre outros. Enquanto verbo, a palavra azar é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado o sufixo verbal –ar à palavra azo, alterando o sentido da mesma: azo + -ar. É sinônima de acarretar, causar, motivar, ocasionar, originar e provocar. Todas as palavras cognatas do substantivo azar, bem como todas as formas conjugadas do verbo azar deverão ser escritas com z.

Palavras da família: azar, azarado, azarento, azarar,…
Verbo azar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) azei
(Tu) azaste
(Ele) azou
(Nós) azamos
(Vós) azastes
(Eles) azaram

Exemplos: 

  • Não vou apostar porque tenho sempre azar nos jogos. (Falta de sorte) 
  • Seu comportamento escandaloso azou comentários e fofocas. (Causar) 

As palavras asar e azar são pronunciadas da mesma forma, mas escritas de forma diferente, com significados diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: asar/azar, senso/censo, concelho/conselho, cozer/coser, cinto/sinto,…

Palavras Relacionadas: asar, azar.

Dúvidas Relacionadas