Sebo ou cebo

As palavras sebo e cebo existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Sebo significa principalmente uma gordura produzida pelo nosso corpo para a proteção da pele ou um alfarrabista, ou seja, uma livraria de livros usados. Cebo é uma espécie de macaco, mais conhecido como mico.

A palavra sebo tem sua origem na palavra em latim sebu, devendo assim ser escrita com s na primeira sílaba. É um substantivo masculino e se refere, principalmente, à gordura produzida pelas glândulas sebáceas para a proteção da pele, bem como ao tecido adiposo e a qualquer substância gordurosa. Pode significar também uma livraria de compra e venda de livros usados, o ato de namorar e uma pessoa convencida e enjoada. Refere-se ainda a uma expressão que transmite desagrado, desapontamento e irritação, sendo sinônima da expressão: bolas! A palavra sebo é muito utilizada em expressões de uso cotidiano como: passar sebo nas canelas, limpar o sebo e metido a sebo.

Exemplos:
Preciso de um creme facial que regule a produção de sebo da minha pele.
Hoje vou procurar este livro naquele sebo que fica perto da escola.
Vamos! Está na hora de passar sebo nas canelas.
Não suporto aquele indivíduo metido a sebo.

A palavra cebo tem sua origem na palavra em latim cebu, devendo assim ser escrita com c na primeira sílaba. Por sua vez, a palavra latina cebu tem sua origem no grego kêbos. Significa um macaco de cauda comprida e preênsil, também conhecido por mico e macaco-prego. Para designar esses macacos, podemos usar também a palavra cebus.

Exemplos:
Os cebos são macacos de tamanho médio, com cauda preênsil e polegar oponível.
Que lindo cebo eu vi no jardim zoológico!

As palavras sebo e cebo são pronunciadas da mesma forma, mas escritas de forma diferente, com significados diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: sebo/cebo, asar/azar, senso/censo, concelho/conselho, cozer/coser, cinto/sinto,…

Palavras Relacionadas: sebo, cebo

Dúvidas Relacionadas

« Se não ou senão « Sebo ou cebo » Seguiram e seguirão »