Avós ou avôs

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Contudo, devem ser usadas com atenção! A palavra avós é o plural das palavras avó ou avô, quer sejam pessoas do sexo feminino ou do sexo masculino. Avôs é apenas o plural da palavra avô, exclusivamente para pessoas do sexo masculino.

Se quisermos referir duas pessoas do sexo feminino, como a avó materna e a avó paterna, formamos o plural com a palavra avós, ou seja, as avós. Se quisermos referir duas pessoas do sexo masculino, como o avô materno e o avô paterno, formamos o plural com a palavra avôs, ou seja, os avós. Se quisermos referir ao mesmo tempo pessoas do sexo feminino e do sexo masculino, como a avó materna e o avô materno, devemos formar o plural com a palavra avós, ou seja, os avós. Isso se deve ao fato da forma masculina plural da palavra avô ter mantido a vogal tônica aberta, como acontece em outras palavras como: ovo (ô) e ovos (ó), tijolo (ô) e tijolos (ó), porco (ô) e porcos (ó),…

Avó + avó = avós = minhas avós
Avô + avô = avôs = meus avôs
Avó + avô = avós = meus avós

Exemplos:
Minhas avós, a materna e a paterna, estão preparando a festa.
Meus avôs, o materno e o paterno, estão preparando a festa.
Meus avós, avó materna e avô materno, estão preparando a festa.
Meus avós, avó paterna e avô paterno, estão preparando a festa.

A evolução das palavras avô e avó do latim para o português foi complexa, tendo iniciado nas palavras em latim aviola (avó) e aviolu (avô) e sofrido vários fenômenos fonéticos. Avó se refere à mãe do pai ou da mãe e avô se refere ao pai do pai ou da mãe. Essas duas palavras indicam também um ancião, um velho, um idoso. No plural, se refere aos antepassados, aos que viveram antes, sendo sinônima de ancestrais, ascendentes, antecedentes, antecessores, avoengos, predecessores,…

Exemplo:
Nossos avós estabeleceram as bases de nossa civilização.

Palavras Relacionadas: avó, avós, avô.

Dúvidas Relacionadas