Auferir ou aferir

As palavras auferir e aferir existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Aferir se refere ao ato de avaliar e verificar o desempenho de alguém ou de alguma coisa, tendo como base um padrão. Pode significar também o ato de verificar correspondência de medidas e instrumentos, bem como o ato de pôr uma marca. Auferir se refere ao ato de obter, de conseguir como resultado.

Aferir tem sua origem na palavra em latim afferere, devendo assim ser escrito apenas com a na primeira sílaba. Desta forma deverão ser também escritas todas as palavras cognatas de aferir, bem como todas as formas conjugadas deste verbo. Aferir é sinônimo de cotejar, comparar, conferir, regular, apreciar, avaliar, medir, assinalar, marcar, entre outras.

Exemplos:
Palavras da mesma família: aferir, aferido, aferição, aferidor, aferimento,…
Verbo aferir – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) aferi
(Tu) aferiste
(Ele) aferiu
(Nós) aferimos
(Vós) aferistes
(Eles) aferiram

Exemplos:
Realizaremos uma prova para aferir seus conhecimentos.
Antes de realizar as medições, você deverá aferir a balança.

Auferir tem sua origem na palavra em latim auferere, devendo assim ser escrito com au na primeira sílaba. Desta forma deverão ser também escritas todas as palavras cognatas de auferir, bem como todas as formas conjugadas deste verbo. Auferir é sinônimo de conseguir, colher, ganhar, extrair, obter, tirar, receber, entre outros.

Exemplos:
Palavras da mesma família: auferir, auferido, auferível,…
Verbo auferir – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) auferi
(Tu) auferiste
(Ele) auferiu
(Nós) auferimos
(Vós) auferistes
(Eles) auferiram

Exemplos:
O empresário consegue sempre auferir lucros em seus investimentos.
No serviço voluntário não devemos auferir qualquer tipo de remuneração.

Os verbos aferir e auferir são escritos de forma parecida e são pronunciados de forma parecida, mas seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: aferir/auferir, imergir/emergir, diferido/deferido, discriminar/descriminar, iminente/eminente, retificar/ratificar, entre outras.

Palavras Relacionadas: aferir, auferir.

Dúvidas Relacionadas

« Atuar ou autuar « Auferir ou aferir » Auto ou alto »