Ganho ou ganhado

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. São duas formas equivalentes do particípio do verbo ganhar, que é um verbo abundante. Ganhado é o particípio regular e ganho é o particípio irregular. O verbo ganhar é utilizado correntemente, com uma significação muito abrangente. Pode se referir ao ato de receber, auferir, vencer, exceder, lucrar, alcançar, seduzir, poupar tempo, expandir-se, levar golpes, apoderar-se,… A palavra ganho pode ser ainda um adjetivo, um substantivo ou o verbo ganhar conjugado na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo.

Verbos abundantes são aqueles que possuem duas formas equivalentes no particípio, ou seja, particípio duplo com uma forma regular e outra irregular. O particípio permite a formação de tempos verbais compostos e transmite a noção da conclusão da ação verbal, ou seja, o estado da ação depois de terminada.

A forma regular (ganhado) se emprega preferencialmente na voz ativa com os verbos auxiliares ter ou haver.
A forma irregular (ganho) se emprega preferencialmente na voz passiva com os verbos auxiliares ser ou estar.

Infinitivo: ganhar, pagar, morrer, extinguir,…
Particípio regular: ganhado, pagado, morrido, extinguido,…
Particípio irregular: ganho, pago, morto, extinto,…

Exemplos:
Aquele atleta já havia ganhado três medalhas.
Eu pensei que ele já tinha ganhado juízo.
Este jogo já está ganho!
O dinheiro tinha sido ganho por um só jogador.

Atenção!
Ganho pode ser também a forma do verbo ganhar conjugado no presente do indicativo, na 1ª pessoa do singular. O presente do indicativo indica, principalmente, uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação. Indica também uma ação habitual, uma característica do sujeito, um estado permanente de uma situação ou a verdade científica dos fatos. Pode ser usado ainda para indicar uma ação que ocorrerá num futuro próximo ou enfatizar fatos ocorridos no passado, num relato dos mesmos.

Verbo ganhar - Presente do indicativo:
(Eu) ganho
(Tu) ganhas
(Ele) ganha
(Nós) ganhamos
(Vós) ganhais
(Eles) ganham

Exemplo:
É hoje que eu ganho a lotaria!
Eu nunca ganho quando jogo com meu irmão.

A palavra ganho também pode ser ainda um adjetivo ou um substantivo comum masculino, dependendo do contexto onde está inserida. Como adjetivo se refere a alguma coisa que se ganhou e como substantivo comum se refere a um proveito, uma vantagem, um lucro ou um roubo.

Exemplos:
O anel ganho era valioso. (adjetivo)
Meu ganho no negócio foi muito pequeno. (substantivo)

Palavra Relacionada: ganhar

Dúvidas Relacionadas

« Fuzil ou fusível « Ganho ou ganhado » Gás ou gaz »