Atrasado ou atrazado

A forma correta de escrita da palavra é atrasado, com s. A palavra atrazado, com z, está errada. Devemos utilizar o adjetivo atrasado sempre que quisermos referir alguém que se atrasou ou demorou. Pode significar também algo que se adiou, bem como algo ou alguém que ficou para trás, ficando fora do tempo, não se modernizando. 

Assim, atrasado é sinônimo de demorado, tardio, adiado, procrastinado, antiquado, desatualizado, obsoleto, subdesenvolvido, ultrapassado, vencido, entre outros.

Exemplos:

  • Ele chega sempre atrasado no trabalho.
  • Se você não sair agora, você vai chegar atrasado.
  • O pagamento dos salários atrasados será feito este mês.

O erro na escrita de atrasado surge porque a consoante s, quando posicionada entre duas vogais, assume o som de z, não sendo necessária a escrita da palavra com z. Existem inúmeras palavras onde essa situação ocorre: atrasado, pesquisa, desenho, análise, aviso, lasanha, casa, rosa, mesa,... 

Atrasado é o particípio do verbo atrasar, formado a partir de derivação sufixal, onde é acrescentado o sufixo verbal –ar ao advérbio atrás: atrás + -ar. Sendo atrás escrito com s, também a palavra atrasado deverá ser escrita com s e não com z. Também com s deverão ser escritas todas as palavras cognatas de atrasar, bem como todas as formas conjugadas deste verbo.

Palavras da família: atrasado, atrasar, atraso, atrasador, atrasamento,…

Verbo atrasar – Presente do indicativo:
(Eu) atraso
(Tu) atrasas
(Ele) atrasa
(Nós) atrasamos
(Vós) atrasais
(Eles) atrasam

Palavras Relacionadas: atrasado, atrasar.

Dúvidas Relacionadas