A fim ou afim

As duas hipóteses existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e podemos diferenciar situações em que devemos utilizar uma ou outra. A palavra afim se refere a coisas que são semelhantes, possuindo afinidade e ligação. Significa também pessoas que são parentes por afinidade ou partidárias. A fim, separado, é utilizado na locução prepositiva a fim de, para indicar um propósito, um intuito, uma finalidade. Tem significado equivalente a para.

A palavra afim tem sua origem na palavra em latim affinis e pode ser um adjetivo ou um substantivo. Sendo um adjetivo, é sinônimo de semelhante, parecido, similar, análogo, conforme, próximo, vizinho, … Sendo um substantivo, é sinônimo de parente por afinidade, aparentado, adepto, aderente, aliado, entre outras. É maioritariamente utilizado no plural: afins.

Exemplos:

  • O espanhol é uma língua afim com o português.
  • Nesta fase das nossas vidas, não temos objetivos afins.
  • Para meu aniversário, convidarei parentes e afins.


A locução prepositiva a fim de é formada pela preposição a, mais o substantivo comum masculino fim, mais a preposição de. Uma locução prepositiva é um conjunto de duas ou mais palavras em que a última é uma preposição. Esta locução exprime intenção ou finalidade, sendo sinônima de para, com a intenção de, com o propósito de.

Exemplos:

  • A aluna estudou muito a fim de tirar boa nota na prova.
  • Você está contando essa história a fim de me comover, mas não vai conseguir.


No português falado no Brasil a locução prepositiva a fim de também é utilizada em contextos informais com significado estar com vontade, desejo, com interesse em alguma coisa ou em alguém.

Exemplos:

  • Neste momento eu estou a fim de ficar sozinha.
  • Pedro está a fim de Laura.
Palavra Relacionada: afim.

Dúvidas Relacionadas