Xilique ou chilique

A forma correta de escrita da palavra é chilique. A palavra xilique está errada. Devemos utilizar o substantivo comum masculino chilique sempre que quisermos referir que alguém teve um ataque nervoso ou histérico, ou seja, um fanico, faniquito ou fricote. Pode indicar também alguém que perdeu os sentidos, sendo sinônimo de desmaio, desfalecimento, delíquio e síncope. A palavra chilique deverá ser utilizada apenas popularmente em linguagem informal, não devendo ser utilizada numa linguagem formal e cuidada.

A origem da palavra chilique é obscura. Poderá ser formada a partir de formação expressiva, ou seja, a partir de uma linguagem oral, improvisada, baseada nos sons da fala. O erro na utilização da consoante x ou do dígrafo ch é comum porque a consoante x pode assumir o valor de ch quando aparece no princípio ou no meio da palavra. Embora haja algumas regras que definam quando deve ser utilizado x ou ch, nenhuma delas se aplica à palavra chilique, estando contudo convencionado que esta palavra seja escrita com ch e não com x.

Exemplos:
Eu tive um chilique quando vi que estragaram meu carro.
Pare de dar chilique por causa disso!
Ele teve um chilique por causa da filha e foi para o hospital.
Se ela souber que isso aconteceu, vai ter um chilique.

Fique sabendo mais!
Alguns dicionários, bem como a Academia Brasileira de Letras, atestam a existência da palavra chelique como sinônima da palavra chilique.

Palavra relacionada: chilique.

Outras dúvidas

Veja também

Xiar ou chiar Xilique ou chiliqueXingar ou chingar