Xarope ou charope

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é xarope, com x inicial. A palavra charope, com ch inicial, está errada. Enquanto substantivo masculino, xarope se refere a um tipo de remédio líquido, viscoso e açucarado. Pode indicar ainda qualquer calda açucarada, como as usadas em sobremesas. Enquanto substantivo de dois gêneros e adjetivo, indica alguém ou algo que causa aborrecimento e cansaço, sendo maçador, incômodo e cansativo.

Exemplos com xarope

  • Minha avó faz xarope caseiro para a tosse.
  • Comi panquecas com xarope de milho e achei delicioso!
  • Aquele garoto é tão xarope que ninguém o aguenta.

Xarope - verbo xaropar

Xarope é também a forma conjugada do verbo xaropar na 1.ª e na 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo, bem como na 3.ª pessoa do singular do imperativo. O verbo xaropar se refere ao ato de tratar com xarope e ao ato de importunar, causando aborrecimento.

Verbo xaropar - presente do subjuntivo:
(Que eu) xarope
(Que tu) xaropes
(Que ele) xarope
(Que nós) xaropemos
(Que vós) xaropeis
(Que eles) xaropem

Verbo xaropar - imperativo:
(Eu) ---
(Tu) xaropa
(Ele) xarope
(Nós) xaropemos
(Vós) xaropai
(Eles) xaropem

Exemplos com o verbo xaropar

  • Xarope essa criança que está cheia de tosse!
  • Você quer que eu xarope seu filho?

X ou ch

A palavra xarope é escrita com x inicial, bem como todas as formas conjugadas do verbo xaropar e as palavras cognatas de xarope, como: xaropada, xaropento, xaroposo e xaropear.

Embora haja diversas regras que definam o uso de x ou ch nas palavras, no caso de xarope, o uso do x se justifica na origem da palavra. Xarope tem sua origem na palavra árabe xarâb, escrita também com x inicial.

Palavras relacionadas: xarope, xaropar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também