Você ou voçê

Flávia Neves
Escrito por Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é você. A palavra voçê está errada. Segundo as regras ortográficas do português, não se usa ç antes da vogal i e da vogal e para se obter o som s. Usa-se apenas a consoante c, ficando ce e ci.

Exemplos com ce: você, doce, coceira, comece, parece, merece, cresce, necessário,…

Exemplos com ci: difícil, princípio, príncipe, início, dicionário, funcionário, gracinha,…

Você é um pronome pessoal de tratamento usado em tratamentos informais, íntimos e familiares. Refere-se à segunda pessoa gramatical, fazendo, contudo, concordância com a terceira pessoa gramatical. Em algumas regiões do Brasil é substituído pelo pronome tu.

Exemplos

  • Gosto tanto de você. Não sei o que faria se você não existisse.
  • Você precisa de ajuda para carregar esses livros? 
  • Todos nós sabemos que esse assunto será resolvido apenas entre você e ele.

Devemos escrever você com c e não com ç porque, na língua portuguesa, apenas usamos ç com as vogais a, o, u para ter o som s. O grupo silábico fica ça, ce, ci, ço, çu, sendo lido como sa, se, si, so, su.

Fique sabendo mais!
Você tem sua origem na expressão vossa mercê, que evoluiu para vossemecê, que evoluiu para vosmecê, que evoluiu para você. Seguindo essa lógica de evolução da palavra, não será de estranhar se, daqui a uns anos, a palavra passe a ser simplesmente cê.

Palavra relacionada: você.

Atualizado em
Flávia Neves
Escrito por Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também