Vigoroso ou vigorozo

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é vigoroso. A palavra vigorozo está errada. Devemos utilizar os adjetivos vigoroso ou vigorosa, dependendo do gênero, sempre que quisermos referir algo ou alguma pessoa que tem vigor físico e vigor moral, bem como saúde, força, energia, vitalidade e robustez. Assim, vigoroso é sinônimo de robusto, corpulento, forte, enérgico, atlético, ativo, seguro, vivo, veemente, saudável, sadio, são, rijo, viçoso, entre outros. Vigoroso pode significar também algo que demonstra grande expressividade e criatividade, bem como contrastes fortes de cores vivas, sendo sinônimo de intenso.

A palavra vigoroso poderá ter sua origem na palavra em latim vigorosu ou ser formada por derivação sufixal, ou seja, através da junção de um sufixo a uma palavra, alterando o sentido da mesma. Neste caso temos o substantivo vigor mais o sufixo nominal –oso: vigor + -oso. Este sufixo, acrescentado à palavra vigor, forma um adjetivo a partir de um substantivo e transmite uma noção de provido ou cheio de. Neste caso, cheio de vigor.

Exemplos:
Após ter sido muito criticado, regressou vigoroso, apresentando um novo projeto.
Aquele menino tem um espírito vigoroso que é contagiante.
O vigoroso bater das ondas balançava o barco.

Fique sabendo mais!
No português existem diversos adjetivos formados com o sufixo –oso. Todos devem ser escritos com s na última sílaba: ansioso, majestoso, prazeroso, vultoso, pretensioso, presunçoso, glamouroso,…

Palavra relacionada: vigoroso.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Vigir ou viger Vigoroso ou vigorozo Vimos ou viemos