Viajei ou viagei

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é viajei. A palavra viagei está errada. Viajei é a forma do verbo viajar conjugada na 1ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Viajar se refere ao ato de se deslocar de um lugar para outro, de percorrer caminhos, de visitar países e cidades. Pode significar também o ato de ter alucinações, delirar, sonhar, imaginar. A confusão surge porque, enquanto o verbo viajar é escrito com j, o substantivo feminino viagem é escrito com g.

Exemplos:
Eu viajei de ônibus e a viagem foi muito cansativa.
Eu já viajei pela Europa com meu irmão.
Ei já viajei muito por causa da droga, mas agora eu já não consumo.

O verbo viajar é formado a partir do substantivo viagem mais o sufixo verbal –ar, sendo escrito com j para manter a sonoridade. Conforme as regras ortográficas da língua portuguesa, devemos escrever com j todas as formas verbais dos verbos terminados em –jar: viajar (viajo, viajas, viaja, viajamos,…), trajar (trajarei, trajarás, trajará, trajaremos,…), arranjar (arranjava, arranjavas, arranjava, arranjávamos,…).

Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) viajei
(Tu) viajaste
(Ele) viajou
(Nós) viajamos
(Vós) viajastes
(Eles) viajaram

Não esquecer!
O substantivo feminino viagem, sinônimo de jornada e deslocamento, é escrito com g, mas o verbo viajar é escrito com j, bem como todas as suas formas conjugadas: eu viajei.

Palavra relacionada: viajar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também