Vetusto ou vestuto

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é vetusto. A palavra vestuto está errada. O adjetivo vetusto indica alguém ou algo que é muito velho, podendo já estar gasto pelo tempo ou ultrapassado. Indica também algo ou alguém que é respeitável devido a sua idade.

Exemplos:

  • Essas histórias vetustas já foram contadas pelo bisavô do meu bisavô. (antigas) 
  • Tradições vetustas deverão ser preservadas! (respeitáveis)
  • Os especialistas tentarão restaurar obras de arte vetustas. (danificadas)
  • Está na hora de abolir esse costume vetusto! (ultrapassado)

A palavra vetusto, tendo sua origem na palavra em latim imperial vetustus, deverá ser escrita com s na segunda sílaba, não na primeira: ve - tus - to. Também dessa forma deverão ser escritas as palavras cognatas de vetusto, como: vetustade, vetustez e vetustidade.

Vetusto é sinônimo de: velhíssimo, antiquíssimo, remoto, respeitável, venerável, gasto, deteriorado, danificado, ultrapassado, antiquado e obsoleto, entre outros.

Fique sabendo mais!
Existe uma parte da fonética que trata da correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais. Chama-se ortoépia. No caso de vetusto, erradamente é pronunciado um s na primeira sílaba e não na segunda sílaba.

Palavra relacionada: vetusto.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Vetado ou vedado Vetusto ou vestuto Vez ou vês