Veraz, veras ou verás

As palavras veraz, verás e veras existem na língua portuguesa e estão corretas, mas apresentam sentidos diferentes, devendo ser usadas em situações diferentes. Veraz é sinônimo de verdadeiro. Veras é sinônimo de verdades. Verás é uma forma conjugada do verbo ver. 

A pronúncia das palavras é, também, diferente: veraz e verás são palavras oxítonas, tendo a última sílaba como sílaba tônica (ve-RAZ e ve-RÁS); veras é uma palavra paroxítona, tendo a penúltima sílaba como sílaba tônica (VE-ras).

Veraz: sinônimo de verdadeiro

O adjetivo veraz é usado para qualificar alguém que diz a verdade ou algo em que há verdade, sendo sinônimo de verdadeiro, sincero, honesto e transparente, bem como de  verídico, fidedigno e genuíno.

Sendo um adjetivo de dois gêneros, apresenta sempre a mesma forma, quer no gênero masculino, quer no gênero feminino: a história veraz, o relato veraz.

Exemplos com veraz

  • O estudante fez um discurso veraz sobre o estado atual da educação.
  • A informação recebida mostrou-se veraz e essencial para a resolução do problema.

Veras: plural de vera

O substantivo feminino veras é a forma plural da palavra vera, que se refere à verdade ou à realidade. Assim, a palavra veras indica coisas verdadeiras e reais.

Exemplos com veras

  • Minha opinião foi dada com todas as veras.
  • Falei com todas as veras porque não tinha nada a esconder.

Verás: verbo ver

Verás é a forma conjugada do verbo ver na 2.ª pessoa do singular do futuro do presente do indicativo: tu verás. O verbo ver se refere principalmente ao ato de enxergar ou assistir, mas pode indicar também o ato de visitar, distinguir, observar, avaliar, lembrar, imaginar, descobrir e atender, entre outros. 

Verbo ver - Futuro do presente do indicativo:
(Eu) verei
(Tu) verás
(Ele) verá
(Nós) veremos
(Vós) vereis
(Eles) verão

Exemplos com verás

  • Não te preocupes, tu verás tua irmã amanhã.
  • Estuda e tu verás que essa matéria não é tão difícil.

Palavras relacionadas: veraz, ver, veras.

Outras dúvidas

Veja também