Veemente ou vemente

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é veemente. A palavra vemente está errada. Devemos utilizar o adjetivo veemente para referir algo ou alguém que é: enérgico e vigoroso, intenso e impetuoso, entusiástico e caloroso, frenético e irritável, dotado de fervor. 

Exemplos:

  • Eu contesto de forma veemente sempre que me sinto injustiçada.
  • Uma crítica veemente foi feita aos deputados da oposição.
  • Papa fez um apelo veemente de solidariedade à humanidade.
  • O modo como o orador falou foi veemente e convenceu a audiência.

A palavra veemente tem sua origem na palavra em latim vehementis. É formada por quatro sílabas: ve-e-men-te. O encontro vocálico ee é um hiato, visto essas duas vogais não se encontrarem na mesma sílaba e sim em sílabas diferentes.

Veemente é um adjetivo de dois gêneros, ou seja, um adjetivo uniforme que apresenta sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (o discurso veemente / a declaração veemente). Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos de dois gêneros: veemente, indigente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, competente, entre outros.

Fique sabendo mais!
Existem diversas outras palavras formadas pelo hiato ee na língua portuguesa: reembolso, surpreender, reencarnação, preencher, apreensivo, golpeei, compreender, reestruturação, reeducar, creem, leem, deem, reencontro, repreender,...

Palavra relacionada: veemente.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também