Vazamento ou vasamento

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é vazamento, com z. A palavra vasamento, com s, está errada. O substantivo masculino vazamento se refere, principalmente, ao ato de vazar, ou seja, deixar sair um líquido ou gás do seu recipiente: vazamento de água, vazamento de gás, vazamento de óleo, vazamento de gasolina,...  Vazamento pode significar também uma divulgação indevida, ou seja, a divulgação de algo que não deveria ser divulgado.

Exemplos com vazamento

  • A explosão teve origem num vazamento de gás.
  • Há um vazamento de óleo no motor do carro.
  • Você sabe como detectar um vazamento de água?
  • Você conhece algum serviço de caça vazamento?
  • Houve um vazamento de informações confidencias do processo judicial.
  • Correu um boato de vazamento da redação do Enem.

Z ou S

A dúvida na escolha das consoantes z ou s ocorre porque o grafema s, quando aparece no meio das palavras em posição intervocálica, ou seja, entre duas vogais, assume a pronúncia z: casa, mesa, desânimo, liso,…

Além disso, ocorre confusão com a palavra vaso e outras suas cognatas como extravasar e envasar. O substantivo vazamento não está, contudo, relacionado com vaso, mas com vazio.

Assim, embora haja algumas regras que definam quando usar z e quando usar s, neste caso está relacionado com o étimo da palavra. Vazamento é uma palavra formada por derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo -mento ao verbo vazar, escrito com z, cuja origem está em vaziar, ou seja, tornar vazio, também escritos com z.

O sufixo –mento é um sufixo nominal que se junta a um verbo para originar um substantivo e indica uma ação ou o resultado de uma ação.

Palavra relacionada: vazamento.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Vaso ou vazo Vazamento ou vasamento Vê ou ver