Vaso ou vazo

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras existem no português e estão corretas. Contudo, são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra vaso é um substantivo masculino e se refere, principalmente, a um recipiente próprio para conter líquidos ou sólidos. É sinônimo de recipiente, vasilha, jarro, canal, entre outros. Vazo é a forma do verbo vazar conjugado na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo. Vazar se refere, principalmente, ao ato de deixar sair o conteúdo de um recipiente, sendo sinônimo de esvaziar, despejar e entornar.

A palavra vaso tem sua origem na palavra em latim vasum, devendo assim ser escrita com s na segunda sílaba. Significa, principalmente, um recipiente próprio para conter líquidos ou sólidos, como os recipientes para pôr flores e qualquer outro invólucro ou receptáculo capaz de conter alguma coisa. Refere-se também a qualquer tipo de canal ou conduto que transporta líquidos, inclusive os canais que transportam líquidos no corpo humano, como as veias e as artérias. A palavra vaso é usada ainda para indicar o vaso sanitário, ou seja, a privada, retrete, latrina.

Exemplos:
Coloque este material naquele vaso e continue a trabalhar.
Você pode regar os vasos de flores que estão na varanda?
Veias e artérias são vasos sanguíneos.
A empregada limpou o vaso com água sanitária.

Vazo é a forma do verbo vazar conjugado na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo. O verbo vazar é formado a partir de uma alteração ao verbo vaziar, composto pelo substantivo vazio mais o sufixo verbal –ar, devendo ser assim escrito com z na segunda sílaba. Este verbo se refere, principalmente, ao ato de deixar sair o conteúdo de um recipiente. Pode significar também o ato de beber todo o conteúdo de um recipiente, de desaguar um rio, de baixar a maré. Refere-se também ao ato de externar sentimentos, de sair de um lugar, de difundir uma informação por engano, bem como ao ato de enterrar ou passar através de alguma coisa.

Presente do Indicativo:
(Eu) vazo
(Tu) vazas
(Ele) vaza
(Nós) vazamos
(Vós) vazais
(Eles) vazam

Exemplos:
Eu vazo a água no fim do dia e amanhã damos uma limpeza na piscina.
Eu vazo essa informação e não quero nem saber das implicações.

As palavras vaso e vazo apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas os seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: vaso/vazo, conserto/concerto, cela/sela, sinto/cinto, cozer/coser, acento/assento,…

Palavras relacionadas: vaso, vazar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também