Vadiar ou vadear

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. O verbo vadiar é muito usado pelos falantes e se refere, principalmente, ao ato de viver de forma ociosa, sem estudar nem trabalhar. Significa também o ato de andar sem destino ou de se distrair com uma atividade. Pejorativamente, indica o ato de ter relações sexuais. O verbo vadear é  pouco usado pelos falantes e se refere ao ato de atravessar um rio, riacho, lamaçal,… pelas partes menos fundas.

Exemplos – vadiar:

  • Meu filho não estuda nem trabalho, só sabe vadiar!
  • Estou de cabeça quente, por isso vou vadiar por aí para me acalmar.

Exemplos - vadear:

  • Conseguimos vadear o rio e chegar à outra margem.
  • Com certeza você consegue ir vadeando o lamaçal.

Os verbos vadiar e vadear são formados a partir de derivação sufixal. No verbo vadiar, o sufixo verbal -ar é acrescentado ao adjetivo vadio (vadio + -ar), devendo assim ser escrito com i na segunda sílaba. No verbo vadear, o sufixo verbal -ear é acrescentado à palavra em latim vadus (vadus + -ear), devendo assim ser escrito com e na segunda sílaba.  

Também com i deverão ser escritas as formas conjugadas do verbo vadiar e com e as formas conjugadas do verbo vadear.

Verbo vadiar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) vadiei
(Tu) vadiaste
(Ele) vadiou
(Nós) vadiamos 
(Vós) vadiastes
(Eles) vadiaram

Verbo vadear – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) vadeei
(Tu) vadeaste
(Ele) vadeou
(Nós) vadeamos 
(Vós) vadeastes
(Eles) vadearam

Vadiar é sinônimo de vagabundear, vagabundar, preguiçar, mandriar, gandaiar, malandrear, vaguear, vagar, perambular, divagar, errar, brincar, divertir-se, distrair-se e entreter-se, entre outros.

As palavras vadiar e vadear são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: vadiar/vadear, degredado/degradado, instalar/estalar, cumprimento/comprimento, eminente/iminente, esperto/experto, precedente/procedente, descrição/discrição, evasão/invasão, entre outras.

Palavras relacionadas: vadiar, vadear.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também