Unanimamente ou unanimemente

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é unanimemente. A palavra unanimamente está errada. Sempre que quisermos referir alguma coisa feita de forma unânime, ou seja, com concordância geral e de comum acordo, devemos utilizar o advérbio de modo unanimemente, escrito sem acento circunflexo, com a sílaba men como sílaba tônica.

A palavra unanimemente é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos a palavra unânime mais o sufixo –mente.

O sufixo –mente é um sufixo adverbial que se junta à forma feminina de um adjetivo dar origem a um advérbio de modo, como: bondosamente, lindamente, rapidamente,… Sendo unânime um adjetivo uniforme, que apresenta a mesma forma no gênero masculino e no gênero feminino, é essa a forma utilizada para a constituição do advérbio, tal como em levemente, tristemente, abundantemente,…

Exemplos:
A medida foi unanimemente aprovada por todos os intervenientes.
A decisão, unanimemente aprovada, terá seu início no próximo mês.
Todos votaram unanimemente naquele representante.

Palavra relacionada: unanimemente.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também