Uma atenuante ou um atenuante: qual o gênero?

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Enquanto adjetivo, a palavra atenuante pode ser um adjetivo feminino ou um adjetivo masculino (uma condição atenuante, um elemento atenuante). Enquanto substantivo, está dicionarizada como um substantivo feminino (uma atenuante). 

Atenuante como adjetivo de dois gêneros

O adjetivo atenuante indica a característica de algo que diminui a gravidade de uma situação, ou seja, algo atenuador, suavizador e facilitador. 

É um adjetivo de dois gêneros, ou uniforme, apresentando sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino:

  • o fator atenuante;
  • a medida atenuante. 

Exemplos de atenuante como adjetivo:

  • Livre acesso à educação é um fator atenuante das desigualdades sociais. 
  • Livre acesso à educação é uma circunstância atenuante das desigualdades sociais. 

Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em -e são sempre adjetivos de dois gêneros, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino: atenuante, ciente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, competente, entre outros.

Atenuante como substantivo feminino

O substantivo atenuante indica a circunstância que torna algo menos grave. Este termo é usado habitualmente no âmbito jurídico, indicando a circunstância que pode reduzir a pena de um réu.

Exemplos de atenuante como substantivo:

  • Será apresentada outra atenuante para apreciação do juiz.
  • A pena foi reduzida graças à atenuante apresentada pelo advogado de defesa do réu.

Nota: O vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras classifica a palavra atenuante como um substantivo de dois gêneros. Contudo, esta palavra apenas se encontra dicionarizada como um substantivo feminino.
 

Palavra relacionada: atenuante.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Um dos que: plural ou singular? Uma atenuante ou um atenuante: qual o gênero?Umbigo, embigo ou imbigo