Um dos que: plural ou singular?

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Com a locução um dos que, o verbo poderá ser escrito no plural ou no singular. A utilização do plural é mais frequente, sendo também a única forma recomendada por diversos autores. A utilização do singular é menos usual, sendo considerada incorreta por alguns autores e aceitável por outros.

A utilização do verbo no plural ou no singular dependerá da intenção comunicativa do emissor, visto a frase assumir perspectivas diferentes, conforme a concordância verbal no plural ou no singular. 

No plural, o enfoque é dado a um grupo com características comuns. 
No singular, o enfoque é dado a um indivíduo que é único.

Plural: Meu irmão é um dos alunos que foram selecionados para a realização do intercâmbio. (Não é o único selecionado)
Singular: Meu irmão é um dos alunos que foi selecionado para a realização do intercâmbio. (É o único selecionado)

Um dos que + plural

O uso do verbo no plural indica que há um ser ou objeto inserido num grupo de seres ou objetos com caraterísticas, gostos, ações,… comuns. Salienta-se um entre vários, havendo um enfoque no conjunto.

Exemplos com o plural:

  • Pedro foi um dos que estiveram comigo e me apoiaram durante o câncer.
  • Este anel é um dos que me foram deixados de herança por minha avó.
  • Você é uma das pessoas que encantam por serem simpáticas.

Um dos que + singular

O uso no singular individualiza, sendo o ser ou objeto mencionado o único com aquelas caraterísticas, gostos, ações,… há um enfoque no ser ou objeto que é individualizado, não fornecendo informações sobre outros.

Exemplos com o singular:

  • Foi um dos meus quadros que apareceu na capa da revista.
  • Patrícia foi uma das voluntárias que desistiu do projeto logo no primeiro mês.
  • Ele foi um dos professores que mais se esforçou para ensinar alguma coisa àqueles alunos.
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também