Um agravante ou uma agravante

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas formas são corretas. A palavra agravante pode ser um adjetivo feminino ou um adjetivo masculino, bem como um substantivo feminino ou um substantivo masculino. Indica, principalmente, algo que aumenta a gravidade de uma situação, ou seja, algo agravador, dificultador, complicador. Agravante significa também a pessoa que interpõe um agravo em juízo.

Enquanto adjetivo, se refere àquilo que torna uma situação mais grave. É um adjetivo de dois gêneros, ou uniforme, porque apresenta sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (o comportamento agravante/a atitude agravante). 

Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos uniformes, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino: agravante, ciente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, competente, entre outros.

Exemplos:

  • Sua má educação foi um fator agravante de toda esta situação.
  • Sua má educação foi uma circunstância agravante de toda esta situação.

Enquanto substantivo comum, agravante é, também, de dois gêneros, significando a pessoa ou a circunstância que agrava. Embora a forma feminina a agravante seja a mais socialmente aceita e utilizada pelos falantes, os dicionários classificam a palavra como um substantivo de dois gêneros.

Exemplos:

  • Outra agravante é a falta de recursos econômicos para a educação.
  • Outro agravante é a falta de recursos econômicos para a educação.

Palavra relacionada: agravante.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também