Travesseiro, travisseiro, trabesseiro ou trabisseiro

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é travesseiro. As palavras travisseiro, trabesseiro e trabisseiro estão erradas. Devemos utilizar o substantivo masculino travesseiro sempre que quisermos referir uma almofada para repousar a cabeça, uma almofada comprida que ocupa toda a largura da cama ou o tecido que reveste essa almofada. Significa também a face do lado das volutas no capitel das colunas jônicas.

A palavra travesseiro pode ter sua origem na palavra em latim transversariu ou ser formada a partir de derivação sufixal, onde o sufixo –eiro é acrescentado à palavra travesso, alterando o sentido da mesma: travesso + -eiro. A palavra travesso tem sua origem na palavra em latim transversu. O sufixo nominal –eiro forma substantivos, possuindo vários sentidos. Um deles se refere a objetos de uso, como o travesseiro, cinzeiro, isqueiro,…

Assim, a palavra travesseiro deverá ser escrita com a sílaba ve e não com vi, be ou bi: tra-ves-sei-ro. É uma palavra sinônima de almofada, cabeceira, cabeçal, coxim e fronha.

Exemplos:
Você pode me passar esse travesseiro, por favor.
Quando viajo levo sempre o meu travesseiro.
Vou procurar um travesseiro novo que não me deixe com tantas dores no pescoço.

Fique sabendo mais!
Algumas crianças pequenas chamam “bisseirinho” ao seu travesseiro, sendo esta uma forma amorosa e acriançada de se referir ao travesseiro, uma palavra de difícil pronúncia para as crianças que estão aprendendo a falar.

Palavra relacionada: travesseiro.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Tratasse ou trata-se Travesseiro, travisseiro, trabesseiro ou trabisseiro Trazer ou traser