Trasfegar ou transfegar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma mais correta de escrita da palavra é trasfegar. A palavra transfegar é reconhecida no Vocabulário Ortográfica da Academia Brasileira de Letras mas não se encontra referenciada na maior parte dos dicionários, devendo assim ser privilegiado o uso da palavra trasfegar. Devemos utilizar o verbo trasfegar sempre que quisermos referir o ato de passar líquido de um recipiente para outro, sendo sinônimo de transvasar, derramar, entornar, verter, transferir, transfundir, entre outros. Trasfegar pode significar também o ato de trabalhar muito, com muita dedicação, ou seja, azafamar-se, lidar, lutar.

Exemplos:

  • Quando trasfegar os líquidos, tenha cuidado para não entornar nem uma gota.
  • Vamos trasfegar o líquido deste recipiente para aquela garrafa.

O verbo trasfegar tem uma origem incerta e obscura, podendo ter sido originado na palavra em latim transficare. Sendo um verbo escrito sem n na primeira sílaba, também assim deverão ser escritas as palavras cognatas de trasfegar, bem como todas as formas conjugadas do verbo trasfegar.

Palavras da mesma família: trasfegar; trasfegado; trasfegadura, trasfegador,…
Verbo trasfegar – Pretérito imperfeito do indicativo:
(Eu) trasfegava
(Tu) trasfegavas
(Ele) trasfegava
(Nós) trasfegávamos
(Vós) trasfegáveis
(Eles) trasfegavam

Palavra relacionada: trasfegar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também