Transvasar ou transvazar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Os verbos transvasar e transvazar existem na língua portuguesa e estão corretos. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Transvasar se refere ao ato de passar líquido de um recipiente para outro e transvazar se refere ao ato de fazer um recipiente transbordar. 

O verbo transvasar, com s, poderá ter sua origem na palavra em italiano transvasare, bem como ser formada por derivação prefixal e sufixal, sendo acrescentados o prefixo trans- e o sufixo –ar ao substantivo vaso: trans- + vaso + -ar. O prefixo trans-, de origem latina, indica um movimento para além de e o sufixo verbal –ar transforma um substantivo num verbo. Transvasar é sinônimo de: transferir, trasfegar, verter, transfundir, desejar, entre outros.

Palavras da mesma família: transvasar, transvasado, transvasação, transvasamento,…
Verbo transvasar – Presente do indicativo:
(Eu) transvaso
(Tu) transvasas
(Ele) transvasa
(Nós) transvasamos
(Vós) transvasais
(Eles) transvasam

Exemplos:

  • Transvasa esse líquido para este recipiente, por favor.
  • Elas plantas precisam ser transvasadas.

O verbo transvazar, com z, é formado por derivação prefixal, sendo acrescentado o prefixo trans- ao verbo vazar: trans- + vazar. O prefixo trans-, de origem latina, indica um movimento para além de. Transvasar é sinônimo de: transbordar, entornar, derramar, verter, entre outros.

Palavras da mesma família: transvazar, transvazado, transvazação, transvazamento,…
Verbo transvazar – Presente do indicativo:
(Eu) transvazo
(Tu) transvazas
(Ele) transvaza
(Nós) transvazamos
(Vós) transvazais
(Eles) transvazam

Exemplos:

  • Se você continuar enchendo esse recipiente, vai transvazar.
  • A água fervendo está transvazando da panela.

Os verbos transvasar ou transvazar apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciados de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: transvasar/transvazar, presar/prezar, tachar/taxar, acento/assento, conserto/concerto, cozer/coser,…

Fique sabendo mais!
Nestes dois verbos, o prefixo trans- pode ser substituído pelo prefixo tras-, sendo o verbo tranvasar sinônimo de transvasar e o verbo transvazar sinônimo de transvazar.

Palavras relacionadas: transvasar, transvazar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Transpor ou transpuser Transvasar ou transvazar Trás ou traz