Trangênico ou transgênico

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é transgênico. A palavra trangênico está errada. Devemos utilizar o adjetivo transgênico sempre que quisermos referir um organismo que recebeu genes de outros organismos e espécies, transferidos artificialmente.

A palavra transgênico é formada a partir de derivação prefixal e sufixal, ou seja, são acrescentados um prefixo e um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma: trans+gene+ico.

As palavras que utilizamos atualmente na língua portuguesa têm prefixos de origem grega ou latina. O prefixo trans- é de origem latina e significa um movimento para mais adiante ou uma posição mais adiante do que outra coisa.

O sufixo nominal –ico, acrescentado à palavra gene, forma um adjetivo a partir de um substantivo. Significa uma participação ou referência.

Exemplos:
Existe muita polêmica sobre os alimentos transgênicos.
Graças ao desenvolvimento da ciência, cada vez há mais alimentos transgênicos.
Os alimentos transgênicos são enriquecidos com componentes nutricionais essenciais.

Palavra relacionada: transgênico.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Traje ou trage Trangênico ou transgênico Tranquilizar ou tranquilisar