Torço ou torso

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras torço e [torso]] existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Torço é a forma do verbo torcer conjugado na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu torço. Pode ser também um substantivo, significando um xale que se enrola na cabeça ou uma torcedura. Pode ser ainda um adjetivo, significando algo que é tortuoso. A palavra torso pode ser um substantivo e significar a parte do corpo correspondente ao tronco ou o busto de uma estátua. Pode ainda ser um adjetivo, significando também algo que é tortuoso. 

A palavra torço é formada por derivação regressiva do verbo torcer, ou seja, por redução deste. Enquanto substantivo masculino, é sinônima de turbante, xale, touca e toucado. Enquanto adjetivo, é sinônima de sinuoso, torcido, torto e tortuoso. Enquanto verbo, é forma conjugada do verbo torcer na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo. O verbo torcer tem sua origem na palavra em latim torcere, por torquere e se refere ao ato de enroscar em espiral, de se tornar curvo ou inclinado, de ter uma lesão, de fazer movimentos serpenteantes, de contorcer o corpo com dor ou raiva, de deturpar ou mudar o sentido de algo, de desejar muito ou preferir e de sentir insatisfação ou enjoo com algo, entre outros. 

Verbo torcer - Presente do indicativo:
(Eu) torço
(Tu) torces
(Ele) torce
(Nós) torcemos
(Vós) torceis
(Eles) torcem

Exemplos:

  • Eu torço bem a roupa para secar rápido. (verbo)
  • Torço para que tudo dê certo! (verbo)
  • Minha avó baiana sempre usou um torço na cabeça. (substantivo)

A palavra torso, tendo sua origem na palavra em italiano torso, se refere à parte do corpo correspondente ao tronco ou ao busto de uma estátua ou pessoa, sendo sinônima de busto, talhe, tronco, tórax e peito. Tendo sua origem na palavra em latim torsus, se refere a alguma coisa tortuosa, como o talo de uma coluna em espiral, sendo sinônimo de sinuoso, torcido, torto e tortuoso.

Exemplos:

  • O atleta lesionou o torso e foi levado para o hospital.
  • O talo torso desta coluna é lindíssimo!

As palavras torço e torso apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: torço/torso, consertar/concertar, cela/sela, sinto/cinto, cozer/coser, acento/assento,…

Palavras relacionadas: torço, torcer, torso.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas