Termelétrica ou termoelétrica

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar as palavras termelétrica ou termoelétrica sempre que quisermos referir uma usina que utiliza fontes térmicas na produção de energia elétrica, ou seja, através da queima de carvão, óleo combustível, gás natural, bagaço de cana, resíduos de madeira e outros. As duas palavras são socialmente aceitas e muito utilizadas pelos falantes. Podemos dizer apenas termelétrica ou termoelétrica, bem como usina termelétrica ou usina termoelétrica.

As palavras termelétrica ou termoelétrica são formadas por derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos o prefixo term(o)- mais a palavra elétrica. O prefixo term(o)- é um elemento de formação de palavras de origem grega e exprime a ideia de calor, temperatura.

Exemplos:
As termelétricas utilizam combustíveis fósseis e biomassa para a produção de energia.
As termoelétricas utilizam combustíveis fósseis e biomassa para a produção de energia.

Em 2010 existiam 1384 usinas termelétricas em funcionamento no Brasil.
Em 2010 existiam 1384 usinas termoelétricas em funcionamento no Brasil.

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Palavras relacionadas: termelétrica, termoelétrica.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Terçol ou tersol Termelétrica ou termoelétricaTérmino ou termino