Tensão ou tenção

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras tensão e tenção existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Tensão se refere, principalmente, a um estado de apreensão, ansiedade e preocupação. Tenção se refere, principalmente, a uma intenção, finalidade e propósito que se pretende concretizar.

O substantivo feminino tensão se refere ao estado do que está tenso. Indica um estado de apreensão, ansiedade, preocupação e sobrecarga, bem como a iminência de uma situação perigosa e violenta. Refere-se também ao estado de algo que está muito esticado, bem como à força necessária para que haja movimento e um estado de rigidez muscular. Tensão significa ainda uma diferença de potencial num circuito elétrico.

Exemplos:

  • Você também está sentindo esse clima de tensão?
  • O médico disse para você controlar sua tensão arterial.
  • Faço massagens para melhorar minha tensão muscular causada pelo estresse.
  • Este circuito precisa de mais tensão elétrica para funcionar corretamente.

Tensão tem sua origem na palavra em latim tensione, devendo assim ser escrito com s na segunda sílaba. É sinônimo de apreensão, ansiedade, inquietação, angústia, estresse, pressão, voltagem e estiramento, entre outros.

O substantivo feminino tenção se refere, principalmente, a uma intenção, intuito, plano, propósito, ou seja, aquilo que se pretende fazer. Indica também um assunto, conteúdo ou tema, bem como um símbolo em escudo indicativo de grandes feitos. Tenção significa ainda um estado de adoração e devoção ou um voto dado pelos juízes em julgamentos de segunda instância.

Exemplos:

  • Nunca tive tenção de machucar você.
  • A professora perguntou qual seria a tenção daquele texto.

Tenção tem sua origem na palavra em latim tentione, devendo assim ser escrito com ç na segunda sílaba, dado que a terminação em latim –tione evoluiu para –ção em português. É sinônimo de desígnio, intenção, fito, intento, plano, propósito, resolução, assunto, conteúdo, brasão, emblema, divisa, devoção e veneração, entre outros.

As palavras tenção e tensão são pronunciadas da mesma forma, mas escritas de forma diferente, com significados diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: tenção/tensão, ruço/russo, sessão/seção, senso/censo, concelho/conselho, cozer/coser, cinto/sinto,…

Palavras relacionadas: tensão, tenção.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também