Taxar ou tachar

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. O verbo tachar se refere, principalmente, ao ato de atribuir um defeito ou atributo negativo. O verbo taxar se refere, principalmente, ao ato de aplicar taxa ou imposto, bem como ao ato de determinar o preço de algo.

Tachar é uma palavra formada a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo verbal –ar à palavra tacha, formando um verbo a partir de um substantivo: tacha + -ar. Se referindo ao ato de pôr tacha ou defeito em alguma coisa ou alguém, censurando, desaprovando, atribuindo qualidades negativas, é sinônimo de qualificar, considerar, classificar, caracterizar, rotular, avaliar e reputar, entre outros.

Verbo tachar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) tachei
(Tu) tachaste
(Ele) tachou
(Nós) tachamos
(Vós) tachastes
(Eles) tacharam

Exemplos:

  • Não me tache de arrogante porque não é verdade.
  • O síndico foi tachado de incompetente pelos moradores do prédio.
  • A obra literária daquele autor foi tachada de superficial.

Taxar tem sua origem na palavra em latim taxare, devendo assim ser escrito com x. Se referindo ao ato de fixar um preço ou de estabelecer um imposto, é sinônimo de apreçar, cotar, tabelar, determinar, estipular, fixar, tributar, tarifar e coletar, entre outros.

Verbo tachar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) taxei
(Tu) taxaste
(Ele) taxou
(Nós) taxamos
(Vós) taxastes
(Eles) taxaram

Exemplos:

  • Governo quer taxar novos impostos sobre bens imobiliários.
  • A organização do evento taxou os ingressos em quinze reais.

As palavras tachar e taxar apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: tachar/taxar, acessório/assessório, acento/assento, conserto/concerto, cela/sela, sinto/cinto, cozer/coser,…

Fique sabendo mais!
Além dos significados principais acima descritos, taxar pode significar também o ato de regular limites e restrições e de caracterizar uma situação. Também o verbo tachar apresenta outros significados, indicando o ato de ingerir muita bebida alcoólica.

Palavras relacionadas: tachar, taxar.

Outras dúvidas

Veja também

Taxado ou tachado Taxar ou tacharTe ou ti