Taxado ou tachado

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

O adjetivo tachado é sinônimo de qualificado, considerado, classificado, caracterizado, julgado e rotulado, significando principalmente algo ou alguém a quem se atribuiu uma qualidade negativa. O adjetivo taxado é sinônimo de tributado, tarifado, apreçado, cotado e tabelado, significando principalmente uma taxa ou imposto que foi aplicado ou um preço que se determinou. Assim, essas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Seus significados, contudo, são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. 

Exemplos – tachado:

  • Fui tachado de antipático apenas porque votei contra a decisão da maioria.
  • A publicação foi tachada de insuficiente e superficial.

Exemplos – taxado:

  • Novos impostos sobre bens imobiliários foram taxados pelo governo na passada quarta-feira.
  • Os ingressos para o evento foram taxados em trinta reais. 

Tachado é o particípio do verbo tachar e taxado tem sua origem na palavra em latim taxátus, sendo o particípio do verbo taxar. Assim, todas as palavras cognatas de tachar deverão ser escritas com ch (tachar, tachado, tachador, tachável….) e todas as palavras cognatas de taxar deverão ser escritas com x (taxar, taxado, taxador, taxável….).

Os adjetivos tachado e taxado apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciados de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: tachado/taxado, tachar/taxar, acessório/assessório, acento/assento, conserto/concerto, cela/sela, sinto/cinto, cozer/coser,…

Palavras relacionadas: taxado, tachado, taxar, tachar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também