Tapar ou tampar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras tapar e tampar existem na língua portuguesa. São palavras sinônimas e ambas estão corretas. Apesar dos seus significados serem similares, podemos diferenciar situações em que utilizamos uma ou outra. 

A palavra tampar significa fechar alguma coisa com uma tampa ou um tampo.

A palavra tapar tem uma significação mais abrangente. Significa tampar, fechar, cobrir, sem que seja necessária a utilização de uma tampa. Pode ainda significar suprir uma falta ou remediar uma situação. 

Verbo tapar

O verbo tapar se refere ao ato de fechar com uma tampa, obstruir a entrada, fechar um buraco, cercar com muros ou tapumes, vendar os olhos, calar a boca, tornar oculto, resguardar partes do corpo, tornar-se estrito, suprir uma falta e remediar uma situação. 

É sinônimo de tampar, fechar, obstruir, entupir, cercar, encobrir, calar, esconder, resguardar, estreitar-se, entre outros. 

Exemplos com tapar

  • Tive tanto medo que tapei os olhos. (cobrir) 
  • Já tapei a panela do arroz. (tampar) 
  • Tapei sua boca para você não gritar! (fechar) 
  • Preciso chamar alguém para tapar buracos no horário. (suprir uma falta) 

Tapar é um verbo formado a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo verbal -ar à palavra tapa: tapa + -ar.

Verbo tampar

O verbo tampar se refere ao ato de fechar com uma tampa, sendo sinônimo de tapar, arrolhar, fechar, vedar, cobrir, entre outros. 

Exemplos com tampar

  • Ele tampou a panela do arroz. 
  • Eu tampei a garrafa para a bebida não perder o gás. 

Tampar é também um verbo formado a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo verbal -ar ao substantivo tampa ou tampo: tampo(a) + -ar.

Concluindo…

Podemos assim concluir que tampando estamos obrigatoriamente tapando mas que tapando não estamos obrigatoriamente tampando.

Palavras relacionadas: tampar, tapar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também